domingo, 9 de dezembro de 2018

Leonardo Da Vinci não era do benfica

Creio que Leonardo Da Vinci, numa das suas famosas fábulas, terá escrito avant la lettre sobre a crise recente do Benfica, sobretudo à sombra do que também sucedeu no Verão ao rival de Lisboa. A fábula intitula-se: "A Águia" e passo a transcrevê-la, tomando a liberdade de substituir a palavra mocho por leão e duas ou três nuancezinhas mais. Aqui vai:

«Certo dia, uma águia, olhando lá de cima do seu altíssimo ninho cá para baixo, viu um leão.

—Que animal gracioso! — Disse para consigo —. Não deve ser um igual a mim.

Picada pela curiosidade abriu as suas grandes asas e, descrevendo um enorme círculo, começou a descer.

Quando estava perto do leão, perguntou-lhe:

—Quem és tu? Como te chamas?

— Sou o leão — respondeu a tremer o pobre bicho, tendo esconder-se atrás de um ramo.

— Ah, ah, que ridículo que tu és! — Riu a águia dando voltinhas à roda da árvore —. És todo olhos e pelo. Vamos a ver — continuou, pousando num ramo —, vejamos mais perto como é que tu és feio. Deixa-me ouvir melhor a tua voz, terei que tapar os ouvidos,

A águia, entretanto, ajudando-se com as asas, procurou abrir caminho pelo meio dos ramos para se aproximar do leão.

Mas entre os ramos da árvore um camponês tinha posto umas varias ligadas umas às outras e espalhara nas mais grossas abundantes quantidades de visco.

A águia, de repente, ficou com as patas coladas à árvore e quanto mais se tentava libertar mais penas se pagavam ao visco dos ramos.

O leão disse:

—Águia, daqui a pouco virá o camponês [vulgo Ministério Público]. Ele agarrar-te-á e fechar-te-á numa gaiola. Tu que viveste sempre no céu, livre de perigo, que necessidade tinhas de descer tanto para te rires de mim?»

Sem comentários:

Enviar um comentário