Não é assim de estranhar que haja um regresso ao tema da estrada neste ROAD TO NOWHERE, mais de vinte anos depois de IGUANA, sua última longa-metragem. Mas agora a estrada é outra. Uma estrada mais difícil de percorrer porque além das limitações orçamentais que toda a vida foram uma preocupação, juntou-se-lhe agora a dimensão do tempo. Outras pessoas habitam a estrada, a percorrem, falam pura e simplesmente nela.
A estrada que Hellman escolheu para este ROAD TO NOWHERE é uma plataforma que lhe permite pensar um argumento que põe os filmes dentro dos filmes, os factos dentro das ficções e as concepções de cinema dentro de outros cinemas. Seja ou não declarada a influência linchiana, ou a de Hitchcock, para o caso pouco importa, o certo é perceber que o desprendimento que se esperava de Hellman é convertido numa relação no qual o filme parece circular, ou melhor, oscilar sempre entre dois pólos opostos que não são o facto e a ficção. Antes a luta entre a contemporaneidade da qual o filme se quer valer, e as marcas de alguém que está fora dessa relação e converte o novo em ironia, numa ironia de actualidades. É o que os velhos fazem aos novos, diga-se. Ou seja, a estrutura metanarrativa, a pseudo-tensão linchiana de uma história retalhada, mal representada, onde se espera que o charme dos actores seja posto a render e uma Canon 5D de um lado, numa das mãos. E na outra, a banda sonora de Tom Russell sobre os filmes que são sonhos e a ironia sobre o facebook/myspace, vertidos em spacebook, myface, ou as referências cinéfilas onde um casal vê Bergman, Erice, Sturges e comentam sobre como são obras-primas. Tudo elementos capazes de fazer subir a tensão a quem acha que o bom cinema, o “cinema a valer” é algo do domínio exclusivo do pretérito perfeito.
Contudo, ROAD TO NOWHERE parece querer ter como centro uma dimensão de impermanência e experimentação que têm menos a ver com, por exemplo, o uso da câmara fotográfica ou o sentimento de furtividade natural nas sequências filmadas em Roma ou Verona, e mais com um instinto de Monte Hellman para a derivação. A incapacidade de escolher entre a contemporaneidade e o classicismo ganha assim dupla leitura. Grande pecado é o do filme que tenta ser jovem procurando ilidir sem sucesso a sua condição. Grande virtude é a do filme que tem um realizador que conscientemente não tem a capacidade de tomar uma decisão quanto ao rumo do seu próprio filme. Monte Hellman decidiu assim ou teve de ser assim? É que é esse pormenor, pequenino, marginal, que me parece separar claramente a lição calma, de ancião cool que ROAD TO NOWHERE é, da errância, nervosa, transtemporal que o filme também parece ter.
muito boa crítica, parabéns!!
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