ordet

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

"Da mesma forma, a vozearia e a redução da linguagem a palavras de ordem não começam nas redes sociais mas são anteriores a esta. No tempo de Kraus, foram uma decorrência da arregimentação da imprensa para a causa nacionalista, transformando a palavra em ordens onde o efeito é mais importante do que aquilo que é dito. Um exemplo particularmente elucidativo, e contemporâneo, desta vozearia é esta mot d’ordre absolutamente desprovida de sentido: “politicamente correto”. Quem queira estabelecer uma teoria a partir dela encontrará sérias dificuldades, mesmo que a encha com o fantasma do “marxismo cultural”, porque, na realidade, ela esgota-se no efeito de denúncia; é um moralismo linguístico, mais ou menos inepto consoante o uso, cujo intuito é proibir todo e qualquer questionamento."

Publicado por Carlos Natálio em 09:53

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Arquivo do blogue

  • ►  2025 (2)
    • ►  agosto (2)
  • ►  2024 (3)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (2)
  • ►  2021 (9)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (2)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2020 (62)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (13)
    • ►  março (3)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2019 (119)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (14)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (15)
    • ►  janeiro (15)
  • ▼  2018 (158)
    • ►  dezembro (21)
    • ▼  novembro (24)
      • Manto da literatura
      • Conferência de piolhosos
      • A arte de desencorajar
      • « O livro que se torna vivo é o livro que foi pe...
      • Suspiria (2018) de Luca Guadagnino
      • A espécie dos eubemdisses
      • "Da mesma forma, a vozearia e a redução da lingu...
      • "But Ingrid Bergman got angry with me one e...
      • cheiro nauseabundo
      • Hitchcocks finais, diferença e repetição
      • "Na verdade, não há razão para invejar o filho-d...
      • Lazzaro felice (Feliz Como Lázaro, 2018) de Alice ...
      • A Comunidade
      • Cubismo existencial
      • imprecisões de Outono
      • Sei que que neste momento estão já ansiosos por ...
      • Os poemas que escrevo são moinhos que andam ao...
      • (...) porém não acabaram aqui os problemas dir-s...
      • "De acordo com Jesus Cristo, é mais fácil um cam...
      • "As coisas como se vê são assaz complicadas e à...
      • Lampreia, uisques e fodilhões de matiné
      • AMIGOS, recorro a vós
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (17)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (20)
  • ►  2017 (202)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (11)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (21)
    • ►  junho (21)
    • ►  maio (22)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (21)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (30)
  • ►  2016 (177)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (17)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (13)
    • ►  junho (9)
    • ►  maio (15)
    • ►  abril (20)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (16)
    • ►  janeiro (22)
  • ►  2015 (296)
    • ►  dezembro (32)
    • ►  novembro (20)
    • ►  outubro (26)
    • ►  setembro (15)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (21)
    • ►  junho (27)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (20)
    • ►  março (27)
    • ►  fevereiro (26)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2014 (50)
    • ►  dezembro (27)
    • ►  novembro (14)
    • ►  outubro (9)
  • ►  2013 (7)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (2)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2012 (45)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (1)
  • ►  2011 (85)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (12)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (2)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (12)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2010 (90)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (14)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (14)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (15)
  • ►  2009 (30)
    • ►  dezembro (23)
    • ►  novembro (1)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (1)

Blogs estrangeiros

  • shadowplay
    Dead to Rights
    Há 17 horas
  • Film Alert 101
    CINEMA REBORN NEWS - Multi-ticket passes for 2026, Dates, Volunteers Wanted, Tax Deductible Charitable Donations
    Há 2 dias
  • The Daily Notebook
    Related Images | “AliEN0089”
    Há 3 dias
  • Ehsan Khoshbakht's Notes on Cinematograph
    Athens Avant-Garde Film Festival | Restored section's introduction and notes
    Há 3 dias
  • The Seventh Art
    Some Notes on the Current Situation (2025)
    Há 3 dias
  • Greenbriar Picture Shows
    Scope Samples #3
    Há 3 dias
  • The Film Doctor
    Wickham Flannagan's "Parasite and the Ones Below"
    Há 4 dias
  • diagonal thoughts
    Stegi. radio Takeover documentation
    Há 5 dias
  • FlickFilosopher.com
    Wake Up Dead Man movie review: knives way the hell out (London Film Festival 2025)
    Há 1 semana
  • O FALCÃO MALTÊS
    ************* CRIMES à FRANCESA - 20 FILMES
    Há 1 semana
  • Neil Young's Film Lounge
    6/11/25: Lanthimos day in Thessaloniki
    Há 4 semanas
  • The Listening Ear
    The Decline and Fall of the American Empire
    Há 4 semanas
  • The Evening Class
    BLUE MOON (2025)—REVIEW
    Há 5 semanas
  • The Pinocchio Theory
    A House of Dynamite
    Há 5 semanas
  • Cinecasulofilia
    O AGENTE SECRETO
    Há 2 meses
  • AUDIOVISUALCY: Videographic Film and Moving Image Studies on Vimeo
    THE SCENE [on THE WOMAN IN THE WINDOW (Fritz Lang, 1944)]
    Há 2 meses
  • KINO SLANG
    "A Sympathetic Worker" by Roland Barthes
    Há 3 meses
  • SCREENVILLE
    La condition de la critique internationale (Critikat)
    Há 3 meses
  • Cinemasparagus
    The Films I Saw in 2024
    Há 10 meses
  • Chained to the Cinémathèque
    2024
    Há 11 meses
  • Acidemic - Film
    Waxing Gibbous: Luigi Cozzi's BLOOD ON MELIE'S MOON (2016)
    Há 11 meses
  • Sergio Leone and the Infield Fly Rule
    SEAN BAKER'S (AND MIKEY MADISON'S) ANORA
    Há 1 ano
  • lights in the dusk
    Schalcken the Painter (1979)
    Há 1 ano
  • Coffee coffee and more coffee
    The Carpetbaggers
    Há 2 anos
  • f i l m j o u r n e y . o r g
    Casino films: from Hollywood classics to online realities
    Há 2 anos
  • Some Came Running
    Summer 2023 Blu-ray/4K Ultra Consumer Guide
    Há 2 anos
  • Self-Styled Siren
    National Silent Movie Day: Manhandled (1924)
    Há 4 anos
  • VISIONARY FILM
    The End (2006-2021)
    Há 4 anos
  • One-Way Street
    The New One-Way Street
    Há 5 anos
  • Elusive Lucidity
    "...all art is sex!"
    Há 5 anos
  • Memories of the Future
    VIEWINGS: DECEMBER 2019
    Há 5 anos
  • the passionate moviegoer
    cinema obscura: Dorothy Malone's "Too Much, Too Soon" (1958)
    Há 5 anos
  • girish
    Hidden Histories: The Story of Women Film Editors
    Há 5 anos
  • Film Studies For Free
    Afore Ye Go, 2019: Essential Tributes (Elsaesser, Wollen, Lindner) Plus Favourite-of-the-Year Open Access Resources
    Há 5 anos
  • club skorecki
    music beyond music
    Há 5 anos
  • Category D: A Film and Media Studies Blog
    Teaching the History of Film Craft (pt. 5)
    Há 6 anos
  • gareth's movie diary
    Brute Force
    Há 6 anos
  • Ludic Despair
    My New Book Is About the History of Electronics, Power, and Insanity
    Há 6 anos
  • Ferdy on Films
    A Farewell to Ferdy
    Há 7 anos
  • Documentary Starts Here
    Mohammed Alatar
    Há 7 anos
  • The Criterion Current
    The Virgin Suicides: “They Hadn’t Heard Us Calling”
    Há 7 anos
  • If Charlie Parker Was a Gunslinger,There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats
    The Name of the Photographer is William Gedney #5
    Há 7 anos
  • Cinephilia and Beyond
    Lumet’s directing debut is an unforgettable piece of filmmaking...
    Há 7 anos
  • Lessons of Darkness
    Been a Long Time
    Há 8 anos
  • Fandor - Essential films. Instantly!
    It’s a Roald Dahl World After All
    Há 8 anos
  • Keyframe - Explore the world of film.
    It’s a Roald Dahl World After All
    Há 8 anos
  • Landscape Suicide
    Realism(s) #80
    Há 9 anos
  • The Existence Machine
    Notes on The World Is Round by Gertrude Stein
    Há 9 anos
  • Little White Lies Magazine
    LWLies 62: The Carol Issue
    Há 10 anos
  • Blog Intermedio
    Impresiones antiguas (J.-L. Godard sobre Méditerranée de Jean-Daniel Pollet (1964), CDC 187, febrero de 1967)
    Há 10 anos
  • Sounds, Images
    Há 11 anos
  • LA REGIÓN CENTRAL
    Há 11 anos
  •  Only the Cinema
    Inspector Bellamy
    Há 12 anos
  • The Cine File
    New Directors/New Films and Other "New" Stuff
    Há 12 anos
  • Checking On My Sausages
    The State of Cinema Essay 2012
    Há 13 anos
  • Wright on Film
    On Jewish Humor
    Há 13 anos
  • VINYL IS HEAVY
    BANG BANG: An Index
    Há 13 anos
  • unexamined/essentials
    Please follow theFilmsaurus
    Há 14 anos
  • Shooting Down Pictures
    Editor’s Corner: Recent Highlights from Keyframe on Fandor
    Há 14 anos
  • E L L I P S I S - The Accents of Cinema
    CINEMATIC REPRESENTATIONS OF THE BLACK PANTHER PARTY : PART 1 #
    Há 14 anos
  • Journey by Frame
    New Location
    Há 14 anos
  • Supposed Aura
    Bachelor Flat
    Há 15 anos
  • Jamais Vu
    Islands of Detroit
    Há 17 anos
  • F L I C K H E A D
  • Dr. Mabuse's Kaleido-Scope
  • scanners
  • les films libèrent la tête

Pessoas

  • Andy Rector
  • Aquarello
  • Ben Sachs
  • Bernard Tavernier
  • Bill Rout
  • Brian Darr
  • Chris Cagle
  • Chris Fujiwara
  • Chris Marker
  • Dan Sallit
  • Dave Kehr
  • David Bordwell
  • David Cairns
  • David Hudson
  • Eastmanhouse
  • Fred Camper
  • Glenn Kenny
  • Ignatiy Vishnevetsky
  • J. Hoberman
  • Jacques Rivette
  • Jonathan Rosenbaum
  • Louis Skorecki
  • Michael Atkinson
  • Michael Sicinski
  • Mike D’Angelo
  • Moving image source
  • Paul Schreder
  • Richard Brody
  • Richard Jameson
  • Roger Ebert
  • Serge Daney
  • Steve Erickson
  • Steve Ribyn
  • Ted Fendt
  • Tim Lucas
  • Trevor Link
  • Yusef Sayed

Pesquisar neste blogue

também em

também em

Contacto

carlosnatalio1@gmail.com

Seguidores

Blogs Nacionais

  • TEMPO CONTADO
    O invejoso
    Há 59 minutos
  • Abencerragem
    3 versos de Dora Gago
    Há 2 horas
  • Entre as brumas da memória
    Tantos disparates, tanta ignorância!
    Há 2 horas
  • Preto e Branco
    Há 6 horas
  • A Estátua de Sal
    Ainda bem que me fala da Ucrânia…
    Há 8 horas
  • Um jeito manso
    Resumo da matéria dada
    Há 9 horas
  • Delito de Opinião
    Comprar para esquecer
    Há 9 horas
  • Paris vertigo
    Hal HARTLEY
    Há 10 horas
  • De Rerum Natura
    "Lia tudo e mais alguma coisa"
    Há 12 horas
  • xilre
    Fiapos de História
    Há 17 horas
  • La lectora provisoria
    Primavera 2025 (75)
    Há 20 horas
  • -
    Há 22 horas
  • A Terceira Noite
    Autoproclamados «amigos da paz»
    Há 23 horas
  • Ponteiros Parados
    ISTO NÃO É A TURQUIA
    Há 23 horas
  • Bicho ruim
    Há 1 dia
  • Brain Pickings
    Aldo Leopold on How to Hear the Song of Life
    Há 1 dia
  • Crueza bruta
    Depois da paciência
    Há 1 dia
  • #
    03.12.2025 (II).
    Há 2 dias
  • sound + vision
    Bedtime story & stories
    Há 2 dias
  • Stars & Mythical Creatures
    as good as it gets
    Há 2 dias
  • fogos locais
    Há 3 dias
  • imprecisões
    e assim vou, sem ir.
    Há 3 dias
  • Provas de Contacto
    Há 3 dias
  • Malomil
    Um tempo histórico turbilhonante numa investigação não menos fulgurante.
    Há 4 dias
  • Cine Resort
    Há 5 dias
  • O que eu gosto de bombas de gasolina
    Um textinho sobre cinema e sobre ler o mundo
    Há 6 dias
  • Dias duma grafómana
    Lisboa, Lisboa
    Há 6 dias
  • Cibertúlia
    Rosalía não é uma santa mas está abençoada
    Há 6 dias
  • Zipling Zeppelin
    Quase nada (5): Lens Flare - fractal de círculos (em flor)
    Há 1 semana
  • Yesterday Man
    Cá me parecia
    Há 1 semana
  • Horas Extraordinárias
    Fechado para obras
    Há 1 semana
  • notas sobre o Plano Nacional de Cinema
    Filosofia com Cinema | Dia da Filosofia | Escola Secundária de Penafiel |
    Há 2 semanas
  • súbito
    Há 2 semanas
  • Sérgio Alpendre, crítico e professor de cinema
    CURSO: O cinema de António Reis e Margarida Cordeiro
    Há 2 semanas
  • ruitavares.net
    Assine pelo Jorge
    Há 3 semanas
  • antologia do esquecimento
    INDO PARA ONDE?
    Há 3 semanas
  • CZARADOX
    ''Homeschooling'' ou o cúmulo da desconfiança no mundo mau lá fora.
    Há 3 semanas
  • Que Treta!
    A burca.
    Há 4 semanas
  • meia-noite todo o dia
    Fim
    Há 4 semanas
  • MÃE PREOCUPADA
    Há 5 semanas
  • O Melhor Amigo
    Há 1 mês
  • Cinema Notebook
    What Happened to Michael Biehn?
    Há 2 meses
  • kid A
    Faces deste lugar em queda
    Há 2 meses
  • Os trabalhos e os dias
    Imigração e assimilação: os ocidentais e os outros
    Há 3 meses
  • Animais Domésticos
    Forma de Vida #30
    Há 4 meses
  • 365 forte
    O meme de ódio na era da sua reprodutibilidade técnica
    Há 7 meses
  • Vias de Facto
    Encontros do Nadadouro 2025 - a minha intervenção
    Há 8 meses
  • jugular
    for sale
    Há 9 meses
  • AnjoINÚTIL
    depois chorai lá em flautas que se multiplicam
    Há 10 meses
  • Anotacões de um Cinéfilo
    My Favorite Movies of 2024
    Há 11 meses
  • Chove
    Olá.
    Há 11 meses
  • Cinéfilo Preguiçoso
    Four Quartets
    Há 11 meses
  • FLANAGENS
    A besta na selva - Giorgio Agamben
    Há 11 meses
  • there's only 1 alice
    Há 1 ano
  • Split Screen
    Furiosa: Uma Saga Mad Max, por Eduardo Antunes
    Há 1 ano
  • No Vazio da Onda
    Jazz Legends
    Há 1 ano
  • Sistema Solar
    Maria da Graça Carmona e Costa
    Há 1 ano
  • Do trapézio, sem rede
    Museu da Angústia Natural
    Há 2 anos
  • Da Literatura
    Há 2 anos
  • Eremita
    O novo predestinado
    Há 2 anos
  • A Origem das Espécies
    No meio do ruído das coisas.
    Há 2 anos
  • Menina Limão
    Un bruit du diable
    Há 2 anos
  • Devaneios/Musings/Träumereien - Book Reviews
    Non-Communication: "Solaris" by Stanislaw Lem
    Há 3 anos
  • We Can't Go Home Again
    Alma
    Há 3 anos
  • a faca não corta o fogo
    a faca não corta o fogo, mas corta me a mim
    Há 3 anos
  • tttangerina
    Prunus spinosa
    Há 3 anos
  • yung offely
    Há 4 anos
  • jardim de luz
    25 de abril, sonho e acto.
    Há 4 anos
  • La escuela de los domingos
    El último borrador
    Há 5 anos
  • COVID-20 *
    Egoísmo
    Há 5 anos
  • Âncoras e Nefelibatas
    Texto perdido. E (com o devido agradecimento aos leitores de uma década) um “nasceu na lama, entregue-se ao pó”
    Há 5 anos
  • Canto do Inácio
    Brasileiros, 2019
    Há 5 anos
  • CZARABOX
    Žižek on Joker 🤡
    Há 5 anos
  • O Cinéfilo Invertebrado
    2019: Ich war zuhause, aber... auch auf Festivals
    Há 5 anos
  • bomba inteligente
    Diário outonal (2)
    Há 6 anos
  • L´obéissance est morte
    Barbie turista
    Há 6 anos
  • umblogsobrekleist
    5 de Outubro
    Há 6 anos
  • noite americana
    Os meus três filmes de Rutger Hauer
    Há 6 anos
  • Estranho Encontro
    Biografia Entrevista - Maria Gladys
    Há 6 anos
  • les mots du coeur
    La première nuit
    Há 6 anos
  • Circo da Lama
    O desconcerto do senhor Chico
    Há 7 anos
  • Uva Passa
    NÃO SEI SE VOLTO
    Há 7 anos
  • avatares de um desejo
    Pub.
    Há 7 anos
  • Persona
    Há 7 anos
  • EN127 Revisitada
    Às vezes gosto do mundo
    Há 8 anos
  • o signo do dragão
    Há 9 anos

Paragens

  • Alphaville
  • Anteestreia
  • Art Forum
  • Bombsite
  • Bright Lights
  • Cahiers du Cinema
  • Cahiers du Cinema english
  • Cahiers du Cinema Spain
  • Camera Lucida
  • Cine Para Leer
  • Cineaste
  • Cinebeats
  • Cinema Scope
  • Cinema Texas Notes
  • Cinemateca
  • Cinetudes
  • Cinética
  • Contracampo
  • Contrapicado
  • Criterion Collection
  • Criticine
  • Czaradox
  • D-Kaz
  • Diagonal Thoughts
  • DVD Beaver
  • Electric Sheep
  • European Film Gateway
  • Experimental Conversations
  • Experimental Conversations
  • Film Comment
  • Film Forum
  • Film International
  • Film Journey
  • Film Lounge
  • Film Philosophy
  • Film Quarterly
  • Film Talk
  • Filmmaker
  • Filmologia
  • Foco
  • Framework
  • Green Cine
  • Hammer to Nail
  • http://http://www.filmschoolrejects.com/
  • http://www.filmschoolrejects.com/
  • Image Journal
  • imdb
  • Independencia
  • Ipsilon
  • Jump Cut
  • L'observatoire
  • La Furia Umana
  • LA Times
  • Le Monde
  • Letras de Cine
  • Liberation
  • Little White Lies
  • LOLA
  • Masters of Cinema
  • Media Praxis
  • Meta Critic
  • Miradas de Cine
  • Movie
  • Moving Image Resource
  • Mubi
  • Museum of Moving image
  • New York Times
  • Not Coming to a Theatre Near You
  • Offscreen
  • Positif
  • Reverse Shot
  • Rouge
  • Scanners
  • Screening the Past
  • Senses of Cinema
  • Sight and Sound
  • Slant Magazine
  • Telerama
  • The Guardian
  • The Seventh Art
  • They Shoot Pictures, Don't They?
  • Tren de Sombras
  • Twich Film
  • ubuweb
  • Undercurrent
  • Village Voice
  • World Picture
Com tecnologia do Blogger.