quarta-feira, 9 de março de 2016

Marimbando


Excerto de O Pequeno Livro Vermelho do Estudante, Soren Hansen e Jesper Jensen (1940). Trad. portuguesa dos anos 70:

Que significa estarmo-nos marimbando?
"Estarmo-nos marimbando" é outra forma de evasão. Marimbamo-nos quando estamos chateados.

"Estarmo-nos marimbando" é não nos interessarmos mesmo nada por um professor [inserir qualquer outra coisa, por exemplo, Henrique Raposo ou uma raça de anfíbios pouco falada] que não consegue se minimamente interessante. Com frequência, "estamo-nos marimbando" porque passámos mal preparados do ano anterior, porque há regras demasiado estúpidas, ou simplesmente porque nos queremos evadir. É uma reacção normal.

Muitos estudantes "estão-se marimbando" sempre que têm um professor novo ou um professor substituto. Mas, é bom que tenham isto presente: eles podem não parecer muito bons ao princípio apenas, porque, por um lado, não estão muito seguros de si, e por outro lado, não vos conhecem. É melhor dar-lhes uma oportunidade."

(...) Mas sobretudo, lembrem-se: mesmo que o professor sejam realmente chato, "estarmo-nos marimbando" não resolve o problema. Para isso, temos de recorrer a uma atitude mais positiva.

E depois não diz qual é... Talvez seja para relacionar com outro capítulo mais à frente entitulado "O que é o "pifão?"  Querem saber o que é, não é? Leiam o livro, ora. 

Sem comentários:

Enviar um comentário