quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Das Wachsfigurenkabinett


DAS WACHSFIGURENKABINETT (O Gabinete das figuras de cera), de Paul Muni, 1924, exibido ontem na Cinemateca Portuguesa no ciclo dedicado ao cinema alemão dos anos 20, marca uma espécie de súmula das técnicas do expressionismo, pela iluminação, decors enviezados, representação excruciante, etc, etc, mas também se afirma como porta de saída do caligarismo, sub-espécie expressionista que tinha tido outro gabinete como pórtico de entrada, o emblemático DAS CABINET DES DR. CALIGARI, de Robert Wiene. Além disso, qualquer apreciador do género fantástico saberá que o filme representa também um dos mais interessantes esforços do género gótico e do qual evolui quase todo o cinema fantástico. Estas são as pistas que a história do cinema utiliza para preservar e situar a obra. Contudo, a sua estrutura episódica, com um poeta (interpretado pelo realizador Wilhelm Dieterle) a imaginar histórias para as três figuras de cera presentes no gabinete – Harun al-Rashid, Ivan, o Terrível, e Jack, o Estripador – permite a Muni trabalhar cada segmento de forma diversa. No primeiro, o califa encarnado por Emil Jannings, produz um tom irónico-trágico que rima de forma algo onírica com os cenários destorcidos expressionistas, motivados pela imaginação do poeta. O segundo segmento, perfeitamente trágico, sobre a loucura de Ivan, o Terrível, contém na encarnação viciosa de Conrad Veidt uma espécie de prolongamento lúcido do sonâmbulo Cesare de DAS CABINET, que por sua vez será de certa forma prolongado por Tcherkassov no filme de Eisenstein. Finalmente, no terceiro segmento em que o espaço parece eclipsar-se, é o extraordinário trabalho de fondues, sobreposições, zonas de penumbra e luz que criam a ameaça de Jack, o Estripador, interpretado por Werner Krauss. É na criação dos episódios a partir dos diferentes espaços de representação de cada um destas três estrelas da época que se permite traçar directamente várias linhas de genealogia na evolução do cinema fantástico: o cómico-fantástico, a tragédia gótica, a ameaça realista eminente, são tudo universos que começam a ser trabalhados a partir deste DAS WACHSFIGURENKABINETT.

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