domingo, 18 de janeiro de 2015

Ainda a aura, sempre a aura

Quando se fala em aura, esse conceito exausto, pontapeado pela história e arrastado pelos cabelos da arte, falamos também, ou sobretudo, em proximidade e distância. A queda da aura não é senão sinal da patologia da proximidade que elimina qualquer longe, encolhe o espaço e tudo amalgama. O multitasking do ser produtível e rentável (herdeiro do caçar, comer, cagar, lutar dos animais e sua sobrevivência), o colapso da alteridade, a liberdade suprema com o revés da tenaz coação interior, colocam a aura como condição do amor. Enquanto tudo for estando cada vez mais perto, enquanto tudo estiver ao alcance do toque, na perversão máxima do princípio da igualdade ante o universo, a distância ou a "subtil impossibilidade" que antevia a diferença entre o eu e o outro, ou entre isto e o aquilo, torna-se impossível. Quando não há outro para amar, ou quando esse "próximo" do "amar o próximo" devém próximo demais ao ponto de devir-eu, só me posso amar a mim próprio no indistinto reflexo narcísico da minha própria insistente presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário