domingo, 22 de janeiro de 2017

CinEd - European Cinema Education for Youth


No ano passado a associação Os Filhos de Lumière embarcou numa aventura chamada CinEd que se destina a congregar várias instituições europeias com trabalho na área da formação dos públicos jovens através do cinema. O primeiro ano teve a participação de seis países - Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária - ao qual se juntaram recentemente mais dois, a República Checa e a Finlândia. A ideia foi escolher dois filmes de cada país e elaborar um caderno pedagógico que servisse de instrumento da trabalho para orientar os professores de todos os países a abordar os filmes em questão com os seus respectivos alunos. 

Foi com muito prazer que aceitei então o convite para escrever esse dito caderno sobre um filme de que gosto muito, "O Sangue" de Pedro Costa. O resultado pode ser lido aqui. O segundo filme português escolhido para mostrar aos jovens por essa Europa fora foi o também muito belo "Uma Pedra no Bolso" do Joaquim Pinto. O texto que ficou a cargo da pena de Francisco Valente deve poder ser acessado muito em breve.

Entretanto, dia 27 começa a apresentação pública do projecto através de um ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd. Estas terão lugar na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal. O primeiro filme a ser mostrado é "Pierrot le Fou" de Jean-Luc Godard. Apareçam.

Sem comentários:

Enviar um comentário