quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Máquinas, nevoeiros e carros-fêmea


Tinha escrito no outro dia que alguns planos de natureza-esquadra-morta a ser varrida por tiros em Assault on Precint 13 pareciam cinema experimental. Depois Carpenter volta a fazer a brincadeira no início de The Fog com algumas das máquinas de Antonio Bay: as cabines telefónicas a tocarem em coro, as garrafas a tremerem e a tabuleta que se solta no supermercado, a mangueira da gasolina. Tudo isto termina (quer dizer, continua o que tinha começado já com o computador filosófico e desobediente de Dark Star) com Christine, a "carra" (carro-fêmea?) assassina. Carpenter disse sobre Assault que toda a rodagem foi um pesadelo, sobretudo porque estava ainda a aprender. Este facto, se o virmos como um momento onde as máquinas, as técnicas de filmagem e o décor ainda dominam o realizador (e não o contrário) ilustra bem como o discurso sobre a tecnologia em Carpenter se encontra com o seu tema favorito: o desafio da autoridade. Dark Star, Assault, The Fog, Christine tocam todos este ponto em que a máquina desafia a autoridade do homem, do seu criador. E é curioso que se no filme de 76 o homem ainda não domina a máquina do cinema, com The Fog, o problema é exactamente o inverso: o trabalho "gasoso" com a composição no nevoeiro, na leveza de uma história de fantasmas, exigia um menor controlo, uma maior volatilidade técnica.

Mas este desafio que a técnica põe é sempre complexo pois ele está sempre entre a ilusão da relação com o humano na sua dimensão de indivíduo e a capacidade de não se ser particular, de se ser qualquer um. Christine é o domínio da tecnologia automóvel sobre o homem mas é também a amada de Arnie. O nevoeiro dissolve-se e Stevie Wayne diz na rádio: I don't know what happened in Antonio Bay last night. / Something came out of the fog and tried to destroy us. / In one moment it vanished. / But if this been anything but a nightmare / and if we don't wake up to find us safe and sound in our beds it could came again. / To the ships at sea that could hear my voice, look across the water into the darkness, look for the fog. Este aviso estende a ameaça dos rostos dos marinheiros que pretendiam a sua vingança aos "ships at sea", sem rosto, sempre prestes a enfrentar o nevoeiro súbito. A mesma coisa se passa com o outro tecno-biológico que vem dos espaços num disco voador em The Thing: a coisa não tem rosto próprio, tem os nossos rostos "desafiando a autoridade" da nossa técnica evolutiva, a cadeia de DNA. 

E mesmo esticando a corda, e saindo do domínio estrito da tecnologia, Snake Plisskin é o homem fura projectos colectivos, é a integridade do vista do ponto de vista do indivíduo, mas ele próprio é todos ao destruir a cassete do "president of who?" no final de Escape from LA. Assim como a ausência de geografia de rosto próprio de Mike Meyers. A brancura da sua máscara é superfície onde a América espelha os seus males e isto apesar de por baixo haver uma relação particular daquele ser com aquela cidade, e vai ver-se depois nos filmes seguintes, e com a filha de Janet Leigh em particular. Tudo isto desemboca numa evidência: os planos supostos experimentais ou de natureza morta de Carpenter pressupõem sempre esse espelho do não morto (do que no limite os fará morrer), da passagem da pequena história à grande história, do rosto particular aos rostos indestinguíveis de todos. É essa passagem realmente o sítio mais propício para se pensar as relações de autoridade e a dialéctica entre o senhor e o escravo.

Sem comentários:

Enviar um comentário