Ao embrenhar-me no cinema de WC Fields e na catalogação dos seus traços
físicos, gestos obsessivos, objectos fetiche (do nariz à bengala, ao
chapéu, à garrafa, ao tactear ou sentar-se em cima de algo afiado, há uma cartografia
ou um desenho da pessoa e da comédia que dela advém como traços não
separáveis) eis que chego a Six of a Kind de Leo
McCarey. O nome é pesado na realização e isso talvez tenha ajudado ao "choque" de ver finalmente uma comédia com muita "graça". Pensei tratar-se de um filme de
transição do humor físico ao humor mais cerebral, no qual WC Fields, que
até só entra em cena perto dos 30 minutos (este tem uma hora), se
sentisse como "peça a mais". Nada mais errado. Não só Six of a Kind precede a fama de Fields de obras como You're Telling Me!, The Back Dick, The Old Fashioned Way como muitos dos seus números
e frases do filme de 1934 viriam a ser utilizados posteriormente. O
melhor exemplo é a cena do snooker que viria a ser literalmente retomada
em Follow the Boys, filme sobre o entretenimento dos soldados em plena 2ª Guerra Mundial, do qual aqui falei há uns dias. Esta capacidade de se mover os gags daqui para ali mostra a razão de ser deste choque. Como em muito poucos filmes de Fields (talvez My Little Chickadee
com Mae West seja uma das excepções) aqui não é a acumulação de gags
que suporta uma trama mais ou menos linear e neutra. McCarey inverte os
termos: é no contexto da situação divertida- um casal que quer gozar uma
segunda lua de mel e que se vê "vítima" da presença insistente de um
casal que responde a um anúncio de jornal que a mulher havia colocado no
sentido de dividirem despesas na viagem de carro para a Califórnia -,
que os gags surgem. Fruto desta inversão é termos a sensação que até os
momentos mais parvinhos (a dada altura o marido quer que o outro casal
vá literalmente "dar banho ao cão" para poder ter duas horas a sós com a
sua mulher) resultam e que afinal de contas o humor é sempre
fortalecido quando tudo o que vemos no ecrã contribui para o riso. A
queda ou o trejeito, apostas a um mundo imóvel, apenas torna o riso
fugaz, um movimento sem substância, uma comédia sem drama. No filme de McCarey não: tudo se move, tudo se ri.
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