A ideia é simples:
uma cineasta, um crítico. Ambos montam um ensaio audiovisual sobre o mesmo
tema: o gesto. Que diferenças haverá entre as duas obras, entre a
intencionalidade de cada…gesto? Precisamente. Mas há um terceiro elemento nesta
história toda. Uma crítica de cinema que escreve um ensaio (desta feita em
papel) sobre as pontes, as diferenças entre os dois trabalhos. De que vértice
deste triângulo se aproximará mais uma suposta essência do ensaio audiovisual?
Como comentar criticamente as suas
fronteiras?
Os dois ensaios
audiovisuais são "Gestos do Realismo" de Margarida Leitão e
"East Wood"
de Ricardo Vieira Lisboa e o
texto de relação entre os dois, "Confluências do Gesto", é da autoria
de Inês Lourenço.
Agradeço muito a
cada um dos vértices deste nosso "triângulo" que compõe a experiência
de Laboratório da Interact: Revista Online de Arte, Cultura
e Tecnologia dedicado ao tema «Cinema, Crítica
Digital e Ensaio Audiovisual». Obrigado também ao Jorge Martins Rosa por
nos convidar a editar esta edição e, finalment ao Luís Mendonça, meu colega de edição.
E agora vão ver e
ler estes preciosos objectos:
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