quinta-feira, 26 de abril de 2012

IndieLisboa´12



É já hoje que se inicia mais uma edição do festival lisboeta que é há já alguns anos nome de peso do circuito internacional de cinema independente. O festival, que decorrerá entre 26 de Abril e 11 de Maio, apresenta, na sua 9ª edição, perto de 250 filmes, espalhados pelos cinemas São Jorge, Londres e Culturgest.

A sessão de abertura do Indie está a cargo de Dark Horse de Todd Solondz que, dois anos após Life During Wartime, volta a falar de personagens marginais. Desta feita um trintão que vive em casa dos pais e passa o tempo a procurar brinquedos antigos no e-bay. O filme será exibido às 21:30 na sala Manoel de Oliveira no Cinema S. Jorge.

O outro grande destaque da noite vai para o último trabalho de Werner Herzog, homenageado na secção Herói Independente do IndieLisboa’09. Into the Abyss é um documentário que acompanha os últimos momentos antes da execução do assassino Michael Perry e a entrevista a familiares de algumas das suas vítimas. Certezas de vida e de morte convocam a uma reflexão sobre a pena de morte e os limites da ação e da jurisdição. O filme passa também às 21:30 mas no Grande Auditório da Culturgest. No Pequeno Auditório arranca às 21:45 a Competição Internacional Curtas. No S. Jorge, sala 3, às 21:30 terá lugar a sessão Director’s Cut Curtas, reflexão sobre o cinema composta também por várias curtas metragens.

No Londres, na sala 1, às 21:30 são exibidos dois filmes do artista contemporâneo chinês Ai Wei Wei: Ordos 100 e So Sorry. Na sala 2, às 21:15, inicia-se com um conjunto de curtas-metragens a secção Pulsar do Mundo, que procura refletir sobre as grandes questões da atualidade mundial.


 Podem consultar aqui a restante programação.

Sem comentários:

Enviar um comentário