segunda-feira, 16 de julho de 2012

À pala de Walsh



De entre todas as artes, o cinema é aquela que, pelo seu carácter popular, mais vê os seu críticos vulneráveis naquilo que é seu trabalho. Isto porque toda a gente vê muitos filmes (em sala, em casa, no youtube, inteiros, às postas, etc.) e não há ninguém que não esteja disposto a comentá-los, a expressar a sua opinião. Por isso, qualquer espectador/leitor pensa estar munido das mesmas armas para poder “esgrimir argumentos” (isto é bem eufemístico porque a maioria das pessoas não chega sequer a esgrimir nada). O resultado é que aqueles que têm (ainda) por profissão paga exercer crítica de cinema se vêem alvos de inúmeras críticas, reparos, às vezes insultos (são uma espécie de árbitro do cinema a quem toda a gente assobia). Mas em relação a isto, há-que dizê-lo (ou repeti-lo ad nauseum): o que separa J. Hoberman do Zé Maria ou Jorge Mourinha do Emílio de Viseu são dois factores muito objectivos. Por um lado, a quantidade de filmes que Hoberman e Mourinha já viram (ou têm de ver semanalmente) e o Zé e o Emílio (que me perdoem...) podem não ter visto. E por outro lado, separa-os a qualidade da prosa. É só isto. E portanto faz sentido que a opinião do espectador médio esteja (em teoria), menos qualificada para falar sobre um filme. Não é por mudar um pneu de vez em quando que de repente toda a gente é mecânico.

Se parece que estou neste ponto a defender a velhinha crítica (e estou), também vos digo que a questão não morre aqui. Parte da revolta contra a critica não é o que muitos querem fazer parecer, ou seja, uma mera onda de imbecilidade sem freio. A conjectura profissional em que está inserida a maioria dos críticos profissionais (de todo o mundo) torna-os permeáveis a elementos extemporâneos à sua prosa. São constrangimentos económicos (a ditadura da informação, do fast writing e slow thinking), corporativos, sociais (as amizades e inimizades que prolongam a defesa de uma pessoa ou obra até à morte), etc, etc.. É sobre estes pontos que considero justa e saudável alguma crítica da crítica.

E é a pensar numa (quiçá) utópica possibilidade de uma escrita com menos constrangimentos, e a esse título mais livre (e polémica, porque não?), que decidi colaborar com outras pessoas no lançamento de um novo site de cinema. À pala de Walsh será um site de crítica, crónica, com uns textos mais lúdicos, outros mais programáticos. O que une a minha intenção à de João Lameira (numa paragem do 28), Luís Mendonça (Cinedrio) e Ricardo Lisboa (Breath Away), os outros membros da equipa, é criar uma rede de pensamento mais livre, e com alguma qualidade, que tente ser alternativa ao que há. E há muita coisa, dispersa e de qualidade muito variável.

Qualquer projeto abraçado com a melhor das intenções quererá mudar o mundo. O nosso não foge à regra. Contudo, esse julgamento, o da criação de um espaço de conteúdos imaginativos e sério que fomentem discussão informada sobre cinema, não nos cabe a nós. Caberá ao leitor a partir de agora, com base no nosso trabalho, colocar À pala de Walsh, onde ele merecer.

Convido-vos a ver o site (ainda um bebezinho), e sobretudo a acompanhar nos próximos tempos a sua evolução. Surgirão muito em breve novos conteúdos, alguns colaboradores e também um ligeiro lifting do seu aspecto. E pronto, é assim que começamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário