domingo, 6 de janeiro de 2019

The Old Man & the Gun


Há um tipo de homenagens que sempre me perturbam um pouco, sobretudo se colocado no papel de alguém que tem de avaliar o filme e não a obra do homenageado: o biopic. Com as devidas excepções, a vontade de agradar (ou às vezes, apenas de expor) tende a sobrepor-se frequentemente a um pensamento interessante sobre a matéria com que se está a trabalhar, as imagens e os sons. Resta saber se um filme de homenagem, farewell, despedida de um ícone do cinema - como o é Robert Redford - não contém resquícios dessa ganga emocional. The Old Man & the Gun é uma obra que permite pensar esta questão. Creio que o seu realizador, David Lowery procura até certo ponto lutar contra essa continência, esse sentimento I'll see you in somewhere in the star later on. Algumas sequências têm o dom de serem divertidas, bem montadas, até surpreendentes na forma como contornam situações recorrentes no cinema. Contudo, há depois aqueles trejeitos do eterno sedutor (talvez o pior Redford), os encontros na berma da estrada com a "menina", a fuga langorosa a cavalo para "fora do ecrã" (fuga que se revela uma falsa fuga, pois os mitos não morrem). A juntar a isso, temos esta ideia da produtora do próprio Redford, a Wildwood Enterprises, co-produzir o filme. E penso numa festa de aniversário em que o aniversariante organiza a própria festa, paga aos convidados para aparecerem e baterem palmas, compra a sua própria prenda e canta-se a si próprio os parabéns. Denzel Washington tem feito muito disto, mas sem os toques terminais. Resta saber, com toda a sinceridade, se é apenas o presente que me faz ver estes detalhes que "estragam a festa" e a magia, e se daqui a um bom par de anos não ficamos apenas com a beauté do gesto, a despedida de um dos grandes de Hollywood. Enquanto não passam 20 anos digo apenas que é talvez mais estimulante ao espectador detectar nos pequenos e inconscientes gestos as grandes despedidas, do que o inverso. E é por isso que Redford sempre foi maior quando teve personagens à altura nos quais mergulhasse, e menos quando era o male model, o sedutor, o ideal de beleza, o companheiro de aventuras.

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