Em 2009, o uruguaio Fede Alvarez chamou a atenção no youtube com este micro Independence Day sobre as ruas de Montevideo. Com um bilhete postal de tão elevado grau de destruição era mais do que previsível que qualquer experiência nos Estados Unidos viesse a ser na área da ficção científica. Em vez disso fizeram-lhe uma proposta que não pôde recusar, um remake do “sagrado”The Evil Dead (A Noite dos Mortos-Vivos, 1981), apadrinhado pelos “santos” criadores Sam Raimi e Bruce Campbell eles próprios. Tal como aconteceu com o salto do francês Alexandre Aja, que veio a fazer um remake do clássico de Wes Craven, The Hill Have Eyes (Os Olhos da Montanha, 1977), a estratégia era a mesma: pegar num filme fetiche do jovem e perceber como podia ele retocá-lo, sem perder a narrativa de base que o sustinha. Quer no caso de Aja, quer no de Alvarez, o resultado foi um endurecimento do material em mãos, embora neste último a ligeira ironia do original se tivesse transformado num verdadeiro baile de sangue e facas eléctricas, como se alguém tivesse deixado à solta um “Minnelli maléfico”.
[o resto aqui]
Sem comentários:
Enviar um comentário