domingo, 3 de outubro de 2010

Romero encontra-se com os seus fãs

E eis-nos chegados ao último dia do festival MOTELx. Hoje as atenções estão naturalmente centradas no encontro de George "Zombie" Romero com o seu público. A sessão de Q&A, à qual se seguirá uma não menos esperada sessão de autógrafos, será às 16:30, na sala 1 do Cinema S. Jorge. Atenção que apesar da entrada ser livre, é necessário levantar bilhete, e a lotação é limitada à capacidade da sala.

A sessão da tarde, pelas 15:00, sala 3, é da rubrica Japão retro, com o seu último filme, House/Hausu (1977). Trata-se na primeira longa-metragem de Nobuhiko Obayashi (Tenkosei, 1982; Futari, 1992), sobre uma jovem que vai com os colegas de escola passar as férias a casa da sua estranha tia. Esta notável comédia surreal de terror, foi, à data, uma espécie de agradável alien nas bilheteiras no país do sol nascente, com a introdução das técnicas de publicidade que caracterizaram o início da carreira de Obayashi.

Outro ponto alto do dia será a presença do britânico Christopher Smith, realizador de Triangle, que passa às 19:00 em estreia nacional. Esta co-produção Austrália/ Reino Unido, baseado no mito do triângulo das Bermudas, com narrativa em puzzle, acompanha um grupo de jovens que perante uma tempestade se vêem obrigados a sair do seu bote e a refugiar-se num cruzeiro. Jess, a protagonista, tem a sensação que algo de estranho se está a passar, e, quando uma ameaça os começa a caçar um a um, as coisas complicam-se de forma avassaladora.

Às 21:34,o festival despede-se do seu público com a divulgação da curta-metragem nacional vencedora do prémio MOTELx. Segue-se nesta sessão de encerramento o norte-americano The Revenant, de D. Kerry Prior. Trata-se de uma comédia de zombies aos estilo de Shaun of the Dead ou Zombieland, sobre um soldado morto na guerra do Iraque que se ergue da sepultura e retorna a casa de um amigo. Tendo consciência da sua condição, Bart, tem de se alimentar de sangue para evitar que o seu corpo se decomponha.

Por fim, uma palavrinha ainda para Martin, de George Romero, provavelmente a sua opus maior a seguir a Night of the Living Dead. Este filme sobre um jovem que pensa ser vampiro, tão perversamente actual apesar de ser de 77, passa hoje às 19:30 na sala 3 a encerrar o ciclo dedicado ao cineasta americano.

O resto da programação pode ser consultada no site oficial do festival.
Ficam prometidas para um próximo post umas palavras sobre algumas das surpresas mais agradáveis deste festival.

Sem comentários:

Enviar um comentário